A colpocitologia oncótica (também conhecido como exame preventivo ou Papanicolau) é o exame mais utilizado para prevenção do câncer do colo do útero. É recomendado que o exame seja feito uma vez ao ano em mulheres ativas sexualmente ou não.
O material tem estabilidade por dois meses e pode ser usado para testes complementares, como a pesquisa de HPV.
O estudo citológico colpocervical, ou exame de Papanicolaou, agora pode ser feito com o acondicionamento do material colhido em meio líquido, em lugar dos tradicionais esfregaços em lâminas de vidro. Esse procedimento, que não tem custo adicional, permite a homogeneização do preparo técnico das lâminas e possibilita, quando necessário, a inclusão de outros testes diagnósticos.
A coleta não difere da tradicional, mas é necessário que a amostra seja acondicionada em meio fixador específico.
Vantagens da colpocitologia em meio líquido:
- Melhor padronização do preparo técnico, sem necessidade de artefatos de dessecamento e de variações na espessura do esfregaço.
- Possibilidade de realizar exames complementares, tais como a captura híbrida e a hibridação in situ para a pesquisa de papiloma vírus humano (HPV).
- Manutenção da estabilidade da amostra por até 60 dias após a coleta, tanto para o estudo citológico como para o diagnóstico molecular de infecção pelo HPV.
Como é feita a coleta do material e a preparação da lâmina?
O procedimento é o mesmo do exame convencional, ou seja, feito com espátula de Ayre, para a obtenção de amostras das paredes vaginais e da superfície cervical, e com escova, para a aquisição do material endocervical. A coleta pode ser realizada em consultório, desde que o médico disponha de kit próprio.